Bombeiros Militares de SC envia a segunda equipe para atuar em operação no RJ
No domingo(27) aconteceu o embarque da segunda equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que vai atuar em auxílio aos trabalhos de busca e salvamento em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, atingida por deslizamentos e alagamentos em fevereiro.
O primeiro grupo desta segunda equipe é composto por quatro bombeiros militares e três cães de resgate: Chewbacca, Marley e Zaara, formando três binômios. Eles vieram de Joinville, Governador Celso Ramos, Brusque e Itapema. No total, irão nesta segunda etapa oito militares e seis cães de busca.
O subcomandante-geral do CBMSC, Hilton Zeferino, acompanhou a partida da equipe, reforçando a confiança que o Comando-Geral tem nestes militares.
O comando da operação passa ao major Clemente Michels, que explica “Faremos o maior esforço possível para poder auxiliar a população e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro”, reforçou.
Também no domingo, retornou a Florianópolis a primeira equipe enviada, e formada por binômios que atuaram em Petrópolis por sete dias, concluindo sua participação com o saldo de 15 localizações efetivas de vítimas e a retirada alguns corpos dos escombros.
O município fluminense foi duramente atingido por um forte temporal há nove dias, que provocou deslizamentos e alagamentos. Várias partes da área urbana foram destruídas e o total de mortes superou a 195 pessoas.
Revezamento
Há um revezamento planejado entre as corporações. Ou seja, quando uma equipe volta a atuar, outra equipe sai da cena para descansar.
O Capitão Alan explica que além de ser um cuidado com os animais, estas pausas também são importantes para a retomada do foco, após dias de trabalho.
Conforme os Bombeiros Militares, esta operação é uma missão de solidariedade e o trabalho é realizado para trazer alento aos familiares das vítimas.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – CBMSC