Bombeiros Voluntários de Caçador conquista prata em mundial de resgate
A corporação dos Bombeiros Voluntários de Caçador conquistou a medalha de prata no Mundial de Resgate Veicular virtual organizado pela World Rescue Organization (WRO) nos dias 2 e 4 de novembro em Londres, Inglaterra. Nesta edição participaram 20 equipes: oito conquistaram a medalha de ouro; sete, a de prata; e uma equipe ficou com a medalha de bronze.
A corporação catarinense representou o Brasil e conquistou a vaga para o mundial no 4º Desafio Nacional de Resgate Veicular e Trauma realizado em dezembro de 2019 em Brasília (DF). Inicialmente, o desafio seria realizado no ano passado em Miami, nos Estados Unidos, mas foi adiado, definido novo local e formato por causa da pandemia do coronavírus.
A maior novidade desta edição, o formato virtual, desenvolvido por causa das restrições sanitárias. As cenas foram simuladas na Inglaterra e as equipes tiveram que discorrer os procedimentos de resgate, nas diversas funções. Por causa disso, os organizadores desenvolveram um sistema de avaliação diferenciado, mas seguindo os critérios avaliativos utilizados nos desafios anteriores.
Este foi o sétimo desafio de resgate que os Bombeiros Voluntários de Caçador participaram, mas o primeiro mundial. Para o comandante Anderson Caetano, a experiência do World Rescue Challenge 2021 foi de grande valia e de muito aprendizado para a equipe, além de uma honra representar os bombeiros do Brasil.
“Participar desses eventos faz com que os bombeiros tenham que aprimorar suas técnicas para o atendimento aos mais diversos tipos de acidentes de trânsito”, observa. “A equipe de resgate veicular dos Bombeiros Voluntários de Caçador aprimora o treinamento desde 2017 quando começou a participar das seletivas estaduais e nacionais e, agora, pela primeira vez de um desafio internacional.”
Fonte: ABVESC