Transporte Intermunicipal volta a operar, aos poucos e com restrições
Ainda com algumas restrições, foi retomado o transporte intermunicipal entre Corupá e Jaraguá do Sul pela empresa Viação Nossa Senhora dos Navegantes, (ver tabela com horários).
De acordo com o setor responsável pelo transporte da Navegantes, as principais medidas a serem observadas envolvem o controle da lotação máxima limitada à capacidade de passageiros sentados; ao término de cada viagem proceder a higienização das áreas que possuam maior contato dos passageiros, como apoios de braço, maçanetas, pegadores e catracas; realizar a desinfecção completa do ônibus a cada quatro horas de operação e, em horários em que haja excesso de passageiros, disponibilizar mais veículos para que ocorra o transporte evitando aglomeração de pessoas e, se necessário, incluir horários extras de linhas que estejam em operação.
Além destas medidas é obrigatório o uso de máscara por parte dos funcionários e passageiros desde o embarque e por toda a viagem, além de álcool em gel.
A Auto Viação Canarinho decide em reunião desta segunda-feira(15) a sua previsão de retorno às atividades, devendo se posicionar oficialmente até a manhã de terça-feira(16).
A Expresso São Bento permanece sem previsão quanto a volta e o motivo é a não autorização pela prefeitura municipal de São Bento do Sul.
Coronavírus: ônibus têm circulação de ar superior à exigida pela ABNT e OMS
Pesquisa realizada pela Marcopolo em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e divulgada no dia 18 de maio apontou que a renovação do ar no interior dos ônibus da marca é 63% maior do que a vazão exigida em estabelecimentos como supermercados, agências bancárias e saguão de aeroportos, por exemplo.
O estudo comprovou que todos os veículos Marcopolo estão alinhados com as recomendações de renovação de ar estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento e Ar-condicionado (ASHRAE) e que obtiveram desempenho acima dos parâmetros estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A pesquisa levou em consideração as condições de capacidade máxima dos ônibus (lotação) e variação da condição do veículo estático e dinâmico, bem como das velocidades.
Já a Caio Induscar elaborou um documento informando que seus veículos seguem o padrão para renovação de ar definidos na ABNT NBR 15570/2011, norma que indica que os equipamentos de ventilação devem assegurar a renovação do ar no veículo pelo menos 20 vezes por hora.
A norma ABNT 15570 para a renovação de ar para ônibus exige que eles possuam uma taxa de renovação de pelo menos 20 vezes o volume interno útil do veículo (desconsiderando poltronas e demais componentes internos).