Corupá registra 63 casos recuperados de Coronavírus
Coronavírus em Corupá: ESCLARECIMENTOS
De acordo com o boletim divulgado às 16h desta segunda-feira(08), a Secretaria Municipal de Saúde já efetuou 216 testes e aguarda o resultado para 6. Destes 216 testes, 143 foram descartados e 67 confirmados, dos quais 63 já estão recuperados. Os quatro casos confirmados restantes, 3 pacientes estão em isolamento social, (em casa) e o último permanece internado no Hospital São José, porém já não mais na UTI.
Um dos números divulgados, os 45 em monitoramento, tem gerado algumas dúvidas e a explicação é que são pessoas que apresentaram algum dos sintomas do Covid-19, passando a ser monitorado para eventual surgimento de outro sintoma, justificando a testagem.
Os dois novos pacientes confirmados na data de hoje, estão em isolamento social. Um tem entre 20 e 29 anos, e outro de 40 a 49 anos, e não são trabalhadores da empresa que apresentou o maior número de confirmações.
Sobre os pacientes recuperados o secretário de saúde Michael Marques explicou que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de incubação do vírus Covid-19 varia de um a 14 dias. A realização do teste rápido é indicada após o sétimo ou oitavo dia do primeiro sintoma ou do primeiro contato com a doença, quando é mais fácil de se detectar os anticorpos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O primeiro infectado em Corupá foi confirmado em 23 de maio e a testagem em massa foi realizada em 1º de junho, oito dias após a confirmação do primeiro caso na empresa em questão. Os 139 funcionários foram testados: 59 casos deram positivo para Covid-19 e 80 negativos. Após avaliação da Secretaria de Saúde, o prefeito João Carlos Gottardi determinou a interdição do espaço e ordenou o isolamento social para todos os colaboradores por mais sete dias, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Todas as ações foram comunicadas ao Ministério Público.
A partir de 15 horas desta segunda-feira (8), os pacientes que foram testados positivos podem ser considerados recuperados da doença, segundo o secretário de Saúde de Corupá, Michael Marques. “Todos eles estavam assintomáticos e tiveram contato com a doença há mais de 14 dias”, observou. O trabalho na empresa estará liberado a partir de 19h desta segunda, após sete dias de interdição.
“Pedimos a compreensão da população e lembramos que todos os protocolos da OMS e Ministério da Saúde foram e são seguidos em Corupá. Todos os cuidados estão sendo observados. Esperamos que não haja hostilização a nenhum colaborador da empresa”, complementou o secretário.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Corupá