Deputado Carlos Chiodini(MDB) avalia o momento do Brasil
Deputado federal Carlos Chiodini está no primeiro mandato na Câmara dos Deputados e tem liderado importantes debates em prol da desburocratização e retomada do crescimento econômico do Brasil. Em entrevista exclusiva ao jornalista Marcos Schettini, Chiodini analisou diversos assuntos do momento catarinense e brasileiro.
Santa Catarina é pujante
Chiodini considera que no atual cenário político catarinense, a gestão de Carlos Moisés tenta se reinventar sob uma avalanche de denúncias em meio a uma pandemia, mas ressalta ser importante que todas essas denúncias sejam apuradas e os responsáveis julgados e punidos, sem clamor político, obedecendo a lei.
Para o deputado, mesmo diante de uma pandemia, este é um momento crucial para que haja união em prol do desenvolvimento econômico, alavancando principalmente a saúde. “Temos profissionais qualificados e um excelente ambiente de negócios, pautado pela tecnologia e inovação, com o espírito empreendedor característico dos catarinenses. Precisamos aprender a progredir diante de crises como esta, que não é apenas em Santa Catarina, e sim no mundo todo. Um dos caminhos é incentivarmos nossa produção, nossas indústrias.”, avaliou.
Sobre a ausência do MDB na base governista, o parlamentar comentou “Quem ganha as eleições governa, quem não ganha observa fazendo uma oposição responsável, votando nos interesses de Santa Catarina, independente do governo. O MDB é um partido que tem o DNA do catarinense, um legado de conquistas para Santa Catarina. Não entrar no Governo, não significa que iremos trabalhar contra ele. Sou catarinense e quero o melhor para o nosso Estado”.
O Brasil vive uma crise política
Sobre o Governo Bolsonaro o deputado falou do papel fundamental do Legislativo neste momento de pandemia e explicou sobre seu Projeto de Lei aprovado na Câmara, que busca diminuir os trâmites burocráticos para a fabricação de ventiladores pulmonares. “É fato que o país, além de enfrentar uma crise sanitária por conta do contágio avançado do coronavírus, vive uma crise política. Uma briga de egos, ódio, de torcida, onde ninguém ganha. O Brasil dividido, em um momento que deveria ser de união, não agrega em nada. São milhares de mortos, pessoas doentes sem o tratamento necessário, além de milhares de desempregados e de empresas quebrando. Precisamos trabalhar olhando para frente. O Congresso nunca foi tão reformista, estamos aprovando projetos diariamente que irão beneficiar os brasileiros, com pautas voltadas para a Saúde e para a Economia. Estes devem ser nossos focos neste momento.”, avaliou.
Coronavírus, nós possuímos a arma de enfrentamento
Para Chiodini, os respiradores pulmonares podem salvar muitas vidas no combate à Covid-19, além de gerar empregos com a produção e comercialização, diminuindo a burocracia que é, inclusive, um dos gargalos da crise no país. “Temos equipamentos vindo com defeitos da China e outros nem chegam aqui. É hora de olharmos para o que temos de valioso no Brasil.”, explicou ele. O deputado acredita que com a flexibilização proposta seja possível avançar e colher bons frutos para o Estado e para todo o restante do país. “Tem muitas pessoas morrendo por falta desse ventilador pulmonar, a situação é grave nas UTIs dos hospitais e, sim, podemos mudar esse triste cenário, unindo forças e sancionando o Projeto de Lei que vai facilitar a fabricação local. O PL agora vai para apreciação do Senado Federal e terá apoio de toda bancada catarinense, além de senadores de outros partidos que já sinalizaram pela aprovação da matéria.”, analisou.
Eleições Municipais
Sobre o adiamento das eleições municipais o deputado pensa que essa decisão precisa ser tomada com base em números da pandemia. “Precisamos ver como a doença irá se comportar nos próximos 30 dias e o Congresso avaliar a situação. E assim, ter uma determinação sensata defendendo a democracia. Neste momento, nosso trabalho está focado no combate à Covid-19 e na retomada do crescimento do país.”, explicou Chiodini.
O futuro precisa de mudanças assertivas
“Nosso país é imenso! Precisamos fazer reformas, mudanças, avanços, novos olhares e novas atitudes. Acredito que, após essa crise densa por conta da pandemia, teremos novos horizontes e líderes. Não há como continuarmos na mesma caminhada. Somos forçados a buscar outros caminhos para voltarmos a crescer. O futuro precisa de mudanças assertivas, concretas. É nesse caminho que pretendo seguir e pelo qual tenho trabalhado incansavelmente.”, finalizou o deputado Chiodini.
Fonte: Lê Notícias – por Marcos Schettini